segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Planejamento quinzenal da Disciplina




Planejamento quinzenal – 21/02 a 04/03 – 6°ano EF

Título da unidade:
Cientista: você também pode ser um...

Conteúdo:
Metodologia científica
• Em busca do conhecimento
• Trabalho dos cientistas
o Pesquisa passo a passo (método científico)

Objetivos:
Introduzir o aluno ao conteúdo de ciências, mostrando que a ciência é feita e utilizada no dia-a-dia de cada um.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Tarefas:
Exercícios da apostila (páginas 2, 5 e 6, 7, 8)



Planejamento quinzenal – 21/02 a 04/03 – 7° ano EF

Título da unidade:
Quebrando a cabeça para desvendar a história

Conteúdo:
• A Origem da vida na Terra e condições de existência
o Criacionismo (origem divina)
o Evolucionismo (origem por evolução orgânica)
• Evolução dos seres vivos
• História geológica da Terra
• Fósseis a prova da vida
• Evidências da evolução- teorias evolucionistas
o Fixismo
o Lamarckismo
o Darwinismo
o Neodarwinismo

Objetivos:
Apresentar ao aluno as principais teorias sobre a origem da vida, como o ser humano iniciou esta investigação. Mostras quais os métodos são utilizados para comprovar estas teorias e introduzir a uma discussão sobre as teorias evolucionistas.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas, início dos trabalhos com o projeto.

Tarefas:
Exercícios da apostila (páginas 5, 6, 8, 9, 11, 16, 17)



Planejamento quinzenal – 21/02 a 04/03 – 8° ano EF

Título da unidade:
Longo Caminho

Conteúdo:
• Ser humano na natureza
o História do homem
• Diversidade dos seres humanos
o Nossa espécie
• Evolução humana (desenvolvimento biológico e cultural dos seres vivos)
o Desenvolvimento e cultura

Objetivos:
Apresentar ao aluno todo o processo de evolução da espécie humana, seus descendentes comuns e o que nos torna diferentes das outras espécies de seres que existem no planeta.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas, início dos trabalhos com o projeto.

Tarefas:
Exercícios da apostila (páginas 4, 6, 9)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011






Todos os alunos do CEB sejam muito bem vindos!!!!!


Vamos fazer deste ano letivo um ano cheio de novas descobertas, alegrias, amizades e muita aprendizagem.








Planejamento Anual da Disciplina

1- Objetivos

Contribuir para a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão sobre o impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.
Incentivando a formação de seres humanos conscientes de seu papel no mundo em que vivem, desenvolvendo consciência crítica e reflexiva, para melhor compreensão da atual situação do nosso planeta e das questões ambientais. Dando a liberdade para que o educando formule sua opinião e pensamentos a partir do conteúdo desenvolvido, e formar cidadãos atuantes na sociedade.

2- Metodologia

No desenvolvimento do trabalho com os conteúdos selecionados será privilegiado o método de discussão onde o professor se coloca como mediador entre o aluno e o conhecimento. Haverá aulas expositivas, apoiadas em recursos como o data show, para a introdução de alguns temas, sempre levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, bem como leituras compartilhadas, pesquisa e atividades reflexivas individuais e em grupo. Os alunos serão colocados na condição de agentes, em aula, do próprio processo de aprendizagem, à medida que os mesmos pesquisarão e desenvolverão o conteúdo da disciplina como forma de obterem respostas às situações problema colocadas pelo professor. Serão utilizadas para isso metodologias diversas, tais como: leituras e análises de artigos, trabalhos individuais e em grupos, apresentação de seminários, produção de textos.

3- Avaliação
Considerando-se as características da disciplina, a avaliação envolve o desempenho global do aluno no semestre, ressaltando-se, especialmente:
Participação - organização do caderno (atividades solicitadas em aula e tarefas). Respeitar prazos para entrega das atividades, manter o caderno em dia, trazer os materiais solicitados para as aulas e entrega dos deveres. Participação ativa das aulas (questionamentos, debates e discussões sobre os conteúdos propostos). Respeito com os colegas e assiduidade.
Pesquisa - Relatórios individuais e em grupo referentes às atividades práticas, saídas de campo, filmes e documentários e socialização dos mesmos. Trabalhos de pesquisa: Busca do assunto em diferentes fontes de pesquisa, organização do trabalho escrito, socialização.
Prova - Avaliações descritivas e objetivas, com ou sem consulta, produção e interpretação de textos referentes à matéria estudada. Avaliação oral sobre temas de artigos selecionados.



4- Conteúdos programáticos

Serão abordados os seguintes temas com o 6° ano do Ensino Fundamental

1° Bimestre


 Metodologia científica;
 Universo: Origem, componentes e Via Láctea (Sistema Solar);
 Planta Terra: História geológica e constituição física;
 Noções de magnetismo terrestre;
 Rochas e minerais.


2° Bimestre

 Origem e importância do solo;
 Características dos diferentes tipos de solo;
 Princípios básicos de cuidados com o solo e as plantas;
 Desgaste e contaminação do solo;
 Lixo: impacto social e ambiental; destino e reaproveitamento;
 Alimentação correta e manutenção da saúde humana;
 Principais nutrientes nos alimentos;
 Problemas da fome;
 Reforma agrária.

3° Bimestre

 Uso da água pelo ser humano e sua importância para os seres vivos;
 Noções de átomo, molécula e substâncias químicas;
 Estados físicos da matéria e suas mudanças;
 Ciclo da água na natureza e interferência do homem;
 Tipos e propriedades da água;
 Forma de purificar a água para o consumo humano e tratamento de esgoto;
 Poluição da água;
 Doenças de veiculação hídrica e sua prevenção;
 Higiene pessoal e saúde.

4° Bimestre

 Composição e propriedades do ar;
 Importância do ar para os seres vivos;
 Poluição e contaminação do ar;
 Aquecimento global e destruição da camada de ozônio;
 Doenças transmitidas pelo ar;
 Ecossistemas;
 Caracterização dos fatores bióticos e abióticos;
 Matéria e energia nos ecossistemas – cadeias alimentares;
 Influência dos fatores ambientais sobre os seres vivos e suas formas de adaptação;
 Ambiente natural e ambiente construído.

Serão abordados os seguintes temas com o 7° ano do Ensino Fundamental

1° Bimestre

 Origem da vida na terra e evolução dos seres vivos;
 História geológica da Terra;
 Evidências de evolução: Fixismo, Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo;
 Biodiversidade terrestre e classificação dos seres vivos;
 Características dos seres vivos;
 Noções sobre célula;
 Tipos de respiração, nutrição e reprodução.

2° Bimestre

 Vírus: principais características e viroses;
 Diversidade da vida microscópica;
 Reino Monera: caracterização, principais representantes e importância;
 Microorganismos, doenças e formas de defesa do corpo humano;
 Diversidade da vida microscópica;
 Reino Protista: caracterização, principais representantes e importância;
 Microorganismos, doenças e formas de defesa do corpo humano;
 Diversidade da vida dos fungos;
 Reino Vegetal;
 Grupos vegetais: Briófitas e Pteridófitas

3° Bimestre

 Grupos vegetais: Gimnospermas e Angiospermas
 Reino Animal
 Animais invertebrados: Poríferos e Cnidários (papel no ecossistema e ação patogênica)
Animais invertebrados: Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos e Moluscos (papel no ecossistema e ação patogênica)

4° Bimestre

 Animais invertebrados: Artrópodes e equinodermos (papel no ecossistema e ação patogênica);  Animais vertebrados: peixes, anfíbios e répteis (morfologia, fisiologia e papel no ecossistema);
 Animais vertebrados: aves e mamíferos (morfologia, fisiologia e papel no ecossistema).

Serão abordados os seguintes temas com o 8° ano do Ensino Fundamental

1° Bimestre

 Ser humano na natureza;
 Diversidade dos seres humanos;
 Evolução humana (desenvolvimento biológico e cultural dos seres vivos)
 Corpo humano;
 Níveis de organização:
 Célula – organização (principais componentes e suas funções, tipos e ciclos celulares);
 Tecidos – morfologia e fisiologia dos tecidos epitelial, conjuntivo (com suas especializações), muscular e nervoso;
 Órgãos e sistemas do corpo humano: nutrição, relação reprodução e coordenação.

2° Bimestre

 Funções de nutrição:
 Digestão humana: importância dos alimentos e da nutrição para a saúde humana;
 Sistema digestório;
 Respiração humana: produção de energia, sistema respiratório, mecanismo de respiração e expiração, função do sangue na respiração, respiração celular e pulmonar, doenças respiratórias;
 Excreção humana: origem das principais excretas, suor e controle da temperatura corporal, morfologia e fisiologia do sistema urinário e saúde;
 Circulação humana: sistema cardiovascular (morfologia e fisiologia, sistema ABO e RH, transfusões de sangue, doenças relacionadas ao sistema cardiovascular);

3° Bimestre

 Funções de relação:
Locomoção humana: ossos (composição, estrutura e funções; principais ossos do corpo humano), músculos (tipos, morfologia e fisiologia, principais músculos do corpo humano), saúde dos ossos e músculos;
 Tato, visão, audição, olfato, gustação;
 Importância dos sentidos para a espécie humana;
 Estruturas componentes e funcionamento do tato, do globo ocular, do ouvido, da mucosa olfativa e dos corpúsculos sensoriais do tato;
 Funções de coordenação: coordenação hormonal;
 Glândulas endócrinas: principais hormônios e suas funções.

4° Bimestre

 Funções de coordenação:
Coordenação nervosa (organização e fisiologia, neurônios, sinapses nervosas e neurotransmissores, reflexos, problemas relacionados ao sistema nervoso, drogas psicoativas);
 Funções de reprodução:
 Sistemas reprodutores: organização e funcionamento;
 Fecundação e gravidez: ciclo menstrual e período fértil;
 Métodos anticoncepcionais e DSTs
 Hereditariedade;
 Conceitos básicos de genética;
 Transmissão de caracteres hereditários;
 Doenças genéticas;
 Avanços biotecnológicos, clonagem, produção de transgênicos e transplante de células.