1- Objetivos
Contribuir para a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão sobre o impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.
Incentivando a formação de seres humanos conscientes de seu papel no mundo em que vivem, desenvolvendo consciência crítica e reflexiva, para melhor compreensão da atual situação do nosso planeta e das questões ambientais. Dando a liberdade para que o educando formule sua opinião e pensamentos a partir do conteúdo desenvolvido, e formar cidadãos atuantes na sociedade.
2- Metodologia
No desenvolvimento do trabalho com os conteúdos selecionados será privilegiado o método de discussão onde o professor se coloca como mediador entre o aluno e o conhecimento. Haverá aulas expositivas, apoiadas em recursos como o data show, para a introdução de alguns temas, sempre levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, bem como leituras compartilhadas, pesquisa e atividades reflexivas individuais e em grupo. Os alunos serão colocados na condição de agentes, em aula, do próprio processo de aprendizagem, à medida que os mesmos pesquisarão e desenvolverão o conteúdo da disciplina como forma de obterem respostas às situações problema colocadas pelo professor. Serão utilizadas para isso metodologias diversas, tais como: leituras e análises de artigos, trabalhos individuais e em grupos, apresentação de seminários, produção de textos.
3- Avaliação
Considerando-se as características da disciplina, a avaliação envolve o desempenho global do aluno no semestre, ressaltando-se, especialmente:
Participação - organização do caderno (atividades solicitadas em aula e tarefas). Respeitar prazos para entrega das atividades, manter o caderno em dia, trazer os materiais solicitados para as aulas e entrega dos deveres. Participação ativa das aulas (questionamentos, debates e discussões sobre os conteúdos propostos). Respeito com os colegas e assiduidade.
Pesquisa - Relatórios individuais e em grupo referentes às atividades práticas, saídas de campo, filmes e documentários e socialização dos mesmos. Trabalhos de pesquisa: Busca do assunto em diferentes fontes de pesquisa, organização do trabalho escrito, socialização.
Prova - Avaliações descritivas e objetivas, com ou sem consulta, produção e interpretação de textos referentes à matéria estudada. Avaliação oral sobre temas de artigos selecionados.
4- Conteúdos programáticos
Serão abordados os seguintes temas com o 6° ano do Ensino Fundamental
1° Bimestre
Metodologia científica;
Universo: Origem, componentes e Via Láctea (Sistema Solar);
Planta Terra: História geológica e constituição física;
Noções de magnetismo terrestre;
Rochas e minerais.
2° Bimestre
Origem e importância do solo;
Características dos diferentes tipos de solo;
Princípios básicos de cuidados com o solo e as plantas;
Desgaste e contaminação do solo;
Lixo: impacto social e ambiental; destino e reaproveitamento;
Alimentação correta e manutenção da saúde humana;
Principais nutrientes nos alimentos;
Problemas da fome;
Reforma agrária.
3° Bimestre
Uso da água pelo ser humano e sua importância para os seres vivos;
Noções de átomo, molécula e substâncias químicas;
Estados físicos da matéria e suas mudanças;
Ciclo da água na natureza e interferência do homem;
Tipos e propriedades da água;
Forma de purificar a água para o consumo humano e tratamento de esgoto;
Poluição da água;
Doenças de veiculação hídrica e sua prevenção;
Higiene pessoal e saúde.
4° Bimestre
Composição e propriedades do ar;
Importância do ar para os seres vivos;
Poluição e contaminação do ar;
Aquecimento global e destruição da camada de ozônio;
Doenças transmitidas pelo ar;
Ecossistemas;
Caracterização dos fatores bióticos e abióticos;
Matéria e energia nos ecossistemas – cadeias alimentares;
Influência dos fatores ambientais sobre os seres vivos e suas formas de adaptação;
Ambiente natural e ambiente construído.
Serão abordados os seguintes temas com o 7° ano do Ensino Fundamental
1° Bimestre
Origem da vida na terra e evolução dos seres vivos;
História geológica da Terra;
Evidências de evolução: Fixismo, Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo;
Biodiversidade terrestre e classificação dos seres vivos;
Características dos seres vivos;
Noções sobre célula;
Tipos de respiração, nutrição e reprodução.
2° Bimestre
Vírus: principais características e viroses;
Diversidade da vida microscópica;
Reino Monera: caracterização, principais representantes e importância;
Microorganismos, doenças e formas de defesa do corpo humano;
Diversidade da vida microscópica;
Reino Protista: caracterização, principais representantes e importância;
Microorganismos, doenças e formas de defesa do corpo humano;
Diversidade da vida dos fungos;
Reino Vegetal;
Grupos vegetais: Briófitas e Pteridófitas
3° Bimestre
Grupos vegetais: Gimnospermas e Angiospermas
Reino Animal
Animais invertebrados: Poríferos e Cnidários (papel no ecossistema e ação patogênica)
Animais invertebrados: Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos e Moluscos (papel no ecossistema e ação patogênica)
4° Bimestre
Animais invertebrados: Artrópodes e equinodermos (papel no ecossistema e ação patogênica); Animais vertebrados: peixes, anfíbios e répteis (morfologia, fisiologia e papel no ecossistema);
Animais vertebrados: aves e mamíferos (morfologia, fisiologia e papel no ecossistema).
Serão abordados os seguintes temas com o 8° ano do Ensino Fundamental
1° Bimestre
Ser humano na natureza;
Diversidade dos seres humanos;
Evolução humana (desenvolvimento biológico e cultural dos seres vivos)
Corpo humano;
Níveis de organização:
Célula – organização (principais componentes e suas funções, tipos e ciclos celulares);
Tecidos – morfologia e fisiologia dos tecidos epitelial, conjuntivo (com suas especializações), muscular e nervoso;
Órgãos e sistemas do corpo humano: nutrição, relação reprodução e coordenação.
2° Bimestre
Funções de nutrição:
Digestão humana: importância dos alimentos e da nutrição para a saúde humana;
Sistema digestório;
Respiração humana: produção de energia, sistema respiratório, mecanismo de respiração e expiração, função do sangue na respiração, respiração celular e pulmonar, doenças respiratórias;
Excreção humana: origem das principais excretas, suor e controle da temperatura corporal, morfologia e fisiologia do sistema urinário e saúde;
Circulação humana: sistema cardiovascular (morfologia e fisiologia, sistema ABO e RH, transfusões de sangue, doenças relacionadas ao sistema cardiovascular);
3° Bimestre
Funções de relação:
Locomoção humana: ossos (composição, estrutura e funções; principais ossos do corpo humano), músculos (tipos, morfologia e fisiologia, principais músculos do corpo humano), saúde dos ossos e músculos;
Tato, visão, audição, olfato, gustação;
Importância dos sentidos para a espécie humana;
Estruturas componentes e funcionamento do tato, do globo ocular, do ouvido, da mucosa olfativa e dos corpúsculos sensoriais do tato;
Funções de coordenação: coordenação hormonal;
Glândulas endócrinas: principais hormônios e suas funções.
4° Bimestre
Funções de coordenação:
Coordenação nervosa (organização e fisiologia, neurônios, sinapses nervosas e neurotransmissores, reflexos, problemas relacionados ao sistema nervoso, drogas psicoativas);
Funções de reprodução:
Sistemas reprodutores: organização e funcionamento;
Fecundação e gravidez: ciclo menstrual e período fértil;
Métodos anticoncepcionais e DSTs
Hereditariedade;
Conceitos básicos de genética;
Transmissão de caracteres hereditários;
Doenças genéticas;
Avanços biotecnológicos, clonagem, produção de transgênicos e transplante de células.