quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto do bimestre – 8° ano

Túnel do Tempo

Este projeto permite a discussão sobre a evolução humana, quanto a sua capacidade de raciocínio ao longo do tempo. A proposta é construir um “túnel do tempo sobre a evolução”, a partir do momento em que o hominídeo se tornou bípede e adquiriu a capacidade de raciocínio, passado pela atualidade e imaginando como será o futuro.

Disciplinas envolvidas:
Ciências
Artes
História

Pré – requisitos:
- compreender que as modificações físicas e fisiológicas, decorrentes da evolução, permitiram ao homem raciocinar, utilizar os recursos naturais e tecnológicos e transformar o meio.
- conhecer os avanços tecnológicos relacionados à saúde, pesquisa e tecnologia reconhecendo sua importância para a evolução da espécie humana.
- entender que todo este desenvolvimento também trouxe alguns problemas e desafios.
- capacidade de pesquisar e trabalhar em equipe.
- criatividade, força de vontade e habilidades manuais.

O grupo precisa de:
- revistas (científicas, se possível), jornais e livros didáticos;
- internet;
- material para anotações;
-material para construção de maquete (papelão, tinta, tesoura, cola...).

Como fazer
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 4 alunos. Os grupos devem realizar pesquisas em revistas, jornais, livros, internet. Se acharem conveniente podem entrevistar profissionais ligados a essa área. Os integrantes de cada equipe vão discutir sobre o material coletado e selecionar o que vão apresentar.
Deverá ser organizado um diário com as idéias discutidas, registrando também as informações sobre as etapas do desenvolvimento do trabalho.
Após a seleção de material e elaboração do esboço, as equipes vão iniciar a confecção da maquete.

Modo de avaliação
Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:
- Pontualidade na entrega
- Organização da equipe
- Criatividade
- Conteúdo
- Apresentação
- Capricho (visual)  

Projeto do bimestre – 7° ano

Extra! Extra!

Este projeto permite ampliar as informações sobre as teorias evolucionistas. Organizando os conhecimentos adquiridos a respeito das teorias evolucionistas durante as aulas, estimulando a organização, a elaboração e compreensão textual e a distribuição das informações e idéias, estimulando assim a criatividade, além de possibilitar ao educando um maior aprimoramento na utilização dos recursos tecnológicos.

Disciplinas envolvidas
Ciências
Português
Informática

Pré-requisitos
Conhecimento das teorias evolucionistas, criatividade, habilidades de interpretação e escrita, espírito de equipe e conhecimentos de informática.

O grupo precisa de:
- material de pesquisa:
Internet, livros didáticos, revistas e jornais.
- Criação de um blog para a dupla.

Como fazer
1-   As duplas serão escolhidas por sorteio.
2-   Cada equipe deverá pesquisar sobre as teorias evolucionais e obter o maior número de informações sobre elas e sobre seus criadores.
3-   De posse do material, organizar um jornal digital por meio de um blog. O jornal deverá conter  manchetes, textos, charges, críticas, sugestões e imagens sobre o assunto.
4-   Elaborar as notícias do jornal de acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e pesquisas.
5-   Defender, criticar ou apenas apresentar informações a respeito da teoria.
6-   Ao termino da atividade os blogs devem ser passados para a turma, e serão expostos para a visualização de todos.

Modo de avaliação
Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:
- Pontualidade na entrega
- Organização da equipe
- Criatividade
- Conteúdo
- Apresentação
- Capricho (visual)

Projeto do bimestre –6° ano

Desvendando o Sistema Solar
Este projeto permite ampliar as informações sobre o sistema solar. Organizando os conhecimentos adquiridos a respeito de sua organização durante as aulas, estimulando a organização, a elaboração e compreensão textual e a distribuição das informações e idéias, estimulando assim a criatividade, além de possibilitar ao educando uma interação com os colegas de sala.

Disciplinas envolvidas
Ciências
Artes
Geografia

Pré-requisitos
Conhecimento sobre o sistema solar, criatividade, habilidades de interpretação, escrita e espírito de equipe.

O grupo precisa de:
- material de pesquisa:
Internet, livros didáticos, revistas e jornais.
- Material para a criação da maquete (fica a critério do que cada grupo irá criar).
            -Sugestões: bolinhas (isopor, argila, massinha de modelar), Base de isopor ou madeira fina, palitos, tinta, gliter (purpurina), cola, cola colorida,  material impresso da internet ou escritos manualmente, etc...

Como fazer
1-   Escolhas dos grupos de no máximo 4 alunos.
2-   Cada equipe deverá pesquisar sobre o sistema solar e obter o maior número de informações sobre ele e seus componentes.
3-   De posse do material, organizar uma maquete do sistema solar, que além de visualmente bem feita deve conter também um grande número de informações e curiosidades sobre seus astros, estrelas, planetas, distâncias, etc...
4-   Ao termino da atividade as maquetes serão expostas e apresentadas para toda a turma.

Modo de avaliação
Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:
- Pontualidade na entrega
- Organização da equipe
- Criatividade
- Conteúdo
- Apresentação
- Capricho (visual)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Hora do Planeta!

Galerinha!!!! Vamos todos participar este ano, aproveitem está uma hora no escuro para:
- Jantar a luz de velas com a família;
- Observar as estrelas
- Tirar um bom cochilo
- Meditar, pensar sobre o mundo!!!!
Estou contando com a participação de vocês, vamos mostrar que nos importamos com nosso PLANETA!

O Brasil participará pelo segundo ano consecutivo na Hora do Planeta. Prefeituras das capitais e de municípios, empresas e cidadãos estão convidadas a se engajar na Hora do Planeta.

Em 2009, os brasileiros engajaram-se ativamente nas cidades ou organizando eventos ou participando pela internet. Em todo o país aderiram ao movimento, 113 cidades, 1.167 empresas e 527 organizações, além de milhares de cidadãos.

A Hora do Planeta 2010 está sendo preparada para ser um momento marcante no aquecimento global e mostrar ao mundo o que pode ser feito. Não deixe de participar. Cadastre-se no site e faça a sua Hora do Planeta.

terça-feira, 15 de março de 2011

Planejamento quinzenal – 10/03 a 31/03 – 8° ano EF

Título da unidade:
Penso, logo existo!
Conteúdo:
-O corpo humano na história;
- Composição química dos seres vivos;
- As células:
-Descoberta;
-Definição;
-Função;
-Composição.
-Divisão celular

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre as grandes descobertas na área da anatomia humana, enfatizar que somos constituídos de componentes químicos e que estes formam as pequenas estruturas que nos tornam seres vivos que são as nossas células e a partir daí apresentar as teorias celulares aceitas na atualidade e todos os componentes que fazem parte desta pequena estrutura.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Início dos trabalhos com o projeto;
- Atividade prática: construindo uma célula em 3D (dia 18/03)
-Prova mensal (dia 24/03)
PÁGINAS PARA ESTUDAR: 1 a 16Tarefas:
Exercícios da apostila: páginas 11, 15 e 16;
Questionário sobre filme (será passado em sala de aula);
Atividade prática da página 13.

Planejamento quinzenal – 14/03 a 31/03 – 7° ano EF

Título da unidade:
História da Terra
Conteúdo:
-Fósseis a prova da vida
-Teorias evolucionistas:
                -Lamarckismo
                -Darwinismo
                -Neodarwinismo
-Explosão de vida
                -O que é a biodiversidade
Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre as teorias evolucionistas, mostrando quais são as teorias aceitas atualmente e como elas foram comprovadas cientificamente. Apresentar aos alunos os conceitos de biodiversidade e as suas principais ameaças.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Início dos trabalhos com o projeto;
-Prova mensal (dia 31/03)
PÁGINAS PARA ESTUDAR: 1 a 17Tarefas:
Exercícios da apostila: páginas 16 e17;
Leitura do texto da página 18 e responder  ao questionário (será passado em sala de aula);
Questionário sobre documentário (será passado em sala de aula);

domingo, 13 de março de 2011

Planejamento quinzenal da Disciplina (6° ano)

Planejamento quinzenal – 09/03 a 01/04 – 6°ano EF (mat. e vesp.)
Título da unidade:
Misterioso Universo
Conteúdo:
A formação do universo: diferentes teorias
Uma viagem pelo universo
O sistema solar:
- Uma estrela chamada Sol
- A vida na Terra
- Passeio pelos planetas
- No mundo da Lua

Objetivos:
Introduzir o aluno aos conhecimentos sobre o universo, mostrando seus principais componentes, sua formação e a importância dos estudos da astronomia para entendimento do nosso universo.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, atividades lúdicas e exercícios.Avaliação:
-Participação nas atividades propostas.
-Prova mensal matutino- Dia 31/03
-Prova mensal vespertino- Dia 01/04
Conteúdos da prova: páginas 01 a 16
- Trabalho em duplas (será postado posteriormente)

Tarefas:
Exercícios da apostila:
-página 10, 12,16, 17, 24 em sala de aula
-página 19, 21 em casa

Atenção 8° ano vespertino!

Galerinha!!!

Lembrando... Nesta sexta (18/03) teremos a atividade em dupla: Construindo uma célula em 3D
Lista de materiais:
- Massinha de modelar;
- Um pode de gel de cabelo (sem álcool);
- Pote transparente ou metade de uma bola de isopor oca;
- Palitos
- Cartolina
- Canetinhas coloridas
- Jornal (para forrar a mesa)

Venham animados para construirmos lindos modelos de células!!!