terça-feira, 31 de maio de 2011

Artigo: Alimentação, nutrição e equilíbrio do aparelho digestivo

Como é possível conquistar uma saúde próxima da perfeição? Esta é uma indagação que estimula muitos debates sobre como ficar livre de doenças e com mais bem-estar.  Com certeza, o cuidado com a alimentação e a nutrição deve integrar o pacote de ações para uma vida e um organismo mais saudáveis.
Quando se fala neste tema, é interessante ficar atento ao funcionamento do aparelho digestivo e os processos envolvidos: ingestão, digestão, metabolismo, a absorção de nutrientes e eliminação de toxinas, com os objetivos de produzir energia e manter em equilíbrio as funções do organismo.
De acordo com o Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System), uma a alimentação saudável é obtida por meio dos seis grupos de alimentos (frutas, vegetais, cereais, carnes, leite e derivados e gorduras), que em quantidades apropriadas proporcionam calorias e nutrientes necessários para a estrutura corporal e bom funcionamento do corpo.
Na entrevista que segue, o especialista relata mais detalhes da influência de uma boa alimentação sobre o aparelho digestivo e demais funções vitais para a sobrevivência do ser humano. Confira!
1. O que são nutrientes e para que eles servem?
Os nutrientes são componentes dos alimentos que ingerimos. São divididos em os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).
2. Quais as conseqüências das distorções alimentares sobre o aparelho digestivo?
Podem gerar desde sintomas como a prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais, entre outros problemas.
3. Qual a quantidade ideal de consumo de vitaminas, proteínas e carboidratos que uma pessoa adulta deve consumir por dia? Uma pessoa idosa também deve ingerir esta mesma quantidade? Por que?
O ideal é consumir as seguintes quantidades diárias:
 Cereais, pães, arroz e massas: 6
§
a 11 porções (*);
 Vegetais: 3 a 5 porções;
§

 Frutas: 2 a 4
§ porções;
 Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes: 3
§
porções;
 Leite, iogurte e queijos: 2 porções;
§

 Gorduras, óleos e
§ açúcar: 1 porção.
(*) Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia.
O idoso tem uma diminuição das propriedades e características do organismo. Além de alterações na dentição, que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. Por isso, as refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, a fim de que cada uma não sobrecarregue o estômago. À medida que aumenta a idade, a tendência será para que as refeições se tornem isocalóricas, ou seja, com baixa caloria uma vez que gastamos menos energia com o passar do tempo, além de seguirem com intervalos de três a quatro horas.
4. E para as crianças, qual o percentual mais indicado?
A ingestão calórica varia de acordo com o peso. Em crianças, no geral o aporte deve ser maior, pois além de realizarem muitas atividades físicas, ainda necessitam nutrientes para prover o seu crescimento.
5. Como saber se esta quantidade está sendo ingerida?
Visitas regulares ao pediatra indicam se a criança está na curva de ganho de peso e de altura adequadas. Se o médico constatar deficiência no crescimento da criança, o médico definirá uma dieta nutricional, que pode estar aliada com o tratamento medicamentoso.
6. O que pode acontecer no organismo quando um tipo de vitamina, proteína ou carboidrato é consumido em demasia?
Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais e a ingestão excessiva de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas ingeridas em excesso é eliminada pelo organismo.
7. E a falta de um destes elementos, pode refletir em que na saúde?
Os quadros são os mais diversos e variam de acordo com a vitamina: falta de vitamina C por gerar o escorbuto e o beri beri, por exemplo.
8. Quais os alimentos que podem afetar o bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado? Explicar por quê.
De modo geral dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e sem doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e seu funcionamento correto.
9. Quais os alimentos mais benéficos ao bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
Alimentos frescos, sem conservantes, não industrializados e na medida do possível levemente cozidos, são os ideais para o organismo porque possuem baixa caloria.
10. Em quais alimentos podemos encontrar os nutrientes necessários no consumo diário?
Nos mais variados tipos de alimentos, como cereais integrais, verduras legumes, peixe, frango e ovos.
11. Quais os alimentos que levam à prisão de ventre? Por que isso ocorre?
Paes, carnes vermelha e massas em geral levam a prisão de ventre, porque são alimentos pobres em fibras.
Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304) - Cirurgia Geral e Gastrocirurgia
Especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System). 
 
Título da unidade:
Digestão dos alimentos

Conteúdo:
- Sistema digestório
            - Tubo digestório
                        - Boca
                        - Dentes
                        - faringe
                        - Esôfago
                        - Estômago
                        - Intestino delgado
                        - Intestino grosso
            - Glândulas anexas
                        - Salivares
                        - Pâncreas
                        - Fígado
- Processo digestivo
            - Mecânico
            - Químico
- Absorção dos alimentos
- Distúrbios no sistema digestório
bactérias

Objetivos:
Introduzir o aluno a composição e ao funcionamento do sistema digestório, o que é e como se dá o processo de digestão dos alimentos. Ressaltando a importância de cada um dos órgãos para o bom funcionamento do organismo como um todo e como a boa alimentação influencia no funcionamento de nossos sistemas.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas (construção do dente e da arcada dentária com massinha de modelar);
-Atividades propostas para entregar;
- Prova mensal
- Inicio do trabalho trimestral
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 54, 55, 62, 63 e 64 em sala de aula
-página 57, 59 e 61 em casa

Planejamento quinzenal da Disciplina (7° ano)

 Título da unidade:
Reino Monera

Conteúdo:
- Nossas armas de defesa
- Bactérias – Características gerais
            - Bactérias benéficas
            - Bactérias patogênicas
            - Como combater as doenças causadas por bactérias
- Cianobactérias

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre a importância de se conhecer as bactérias, como elas são importantes para o meio ambiente e para os seres vivos. Ressaltando que são seres que podem causar certas doenças em seres humanos, animais e até mesmo plantas, mostrando assim a importância dos cuidados básicos de higiene, saúde e boa alimentação para evitar o contágio destas doenças.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
- Prova mensal
- Inicio do trabalho trimestral
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 62, 63 e 69 em sala de aula
-página 65, 66, 68 e 70 em casa

Planejamento quinzenal da Disciplina (6° ano)

Título da unidade: Problemas do solo

Conteúdo:
- A Mata atlântica
- Desmatamento e queimadas
- Erosão e desertificação
- Agrotóxicos 
- Acúmulo de lixo
    - Aterro sanitário
    - Lixão
    - Reaproveitamento do lixo
- Doenças decorrentes da falta de saneamento e higiene


Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre a importância da preservação dos ecossistemas brasileiros, principalmente da floresta de mata atlântica, que está tão próxima da vivência dos alunos. Ressaltando os principais fatores que ameaçam a preservação dos ecossistemas. E como cada um de pode fazer a sua parte para a preservação do nosso planeta.


Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
- Prova mensal
- Inicio do trabalho trimestral
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 72, 73, 80, 83 e 85 em sala de aula
-página 74, 77, 82, 86 e 88 em casa



terça-feira, 17 de maio de 2011

Planejamento quinzenal da Disciplina (6° ano)

Título da unidade:
O Solo

Conteúdo:
- Camadas do solo:
    - Solo
    - Subsolo
    - Material de origem
    - Rocha mãe
- A formação do solo
    - Fatores físicos (tipo de erosão)
    - Fatores químicos
    - Fatores biológicos
- A importância dos seres vivos para o solo
- A composição química do solo
- Produtividade do solo

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre a importância do solo. Ressaltando a sua formação e composição química, e como o seu entendimento pode ser importante para o desenvolvimento de técnicas de agricultura e criação de animais. Entender que a preservação ambiental começa no solo, que solos bem preservados geram ambientes estáveis e sem problemas ambientais e até mesmo para a população que nele vive.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 52, 55, 55, 58, 65, 66 em sala de aula
-página 60, 61, 62, 63, 68, 69, 70 em casa

Planejamento quinzenal da Disciplina (7° ano)

Título da unidade:O mundo fascinante dos vírus

Conteúdo:
- Vírus:
    - Características
    - Diferença dos seres vivos
    - Doenças:
·         AIDS
·         Dengue
·         Gripe
·         H1N1
    - Epidemia e pandemia
    - A prevenção é o melhor remédio
    - Vacinação

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre os vírus, pequenos organismo capazes de causar doenças em todos os tipos de seres vivos. Ressaltando a importância do conhecimento das principais viroses que podem afetar a espécie humana. Entender que  uma vida mais saudável pode-se prevenir muitas destas doenças e que a prevenção e a vacinação são os melhores remédios.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 53, 54, 55, 58 em sala de aula
-página 51, 56, 57, 59, 60  em casa

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Planejamento Quinzenal – 8°ano EF (vesp.)

Título da unidade:
Alimentos

Conteúdo:
- Os tipos de alimentos:
            - energéticos
            - reguladores
            - construtores
            - mistos
- A importância dos alimentos
- Vitaminas e sais minerais
- Proteínas
- Carboidratos
- Água
- Lipídios
- Atividade metabólica

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre os tipos essenciais de alimentos necessários ao bom funcionamento do organismo humano, Ressaltando a importância de cada grupo alimentar, as conseqüências de sua carência também como de seus excessos. Entender a relação entre a atividade metabólica e a nutrição do organismo que podem proporcionar uma vida mais saudável.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 38, 40, 41, 48, 49, 50  em sala de aula
-página 43, 44, 47 em casa