quarta-feira, 15 de junho de 2011

Planejamento quinzenal da Disciplina (6° ano)

Título da unidade:  Acúmulo de lixo

Conteúdo:
- O destino do lixo:
- Aterro sanitário
- Lixão
- Incineração
- Usinas de compostagem
- Reaproveitamento do lixo
            - coleta seletiva
            - reciclagem
- Doenças causadas pela falta de saneamento básico
            - Verminoses


Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre o problema do lixo na nossa sociedade atual, quais são os destinos dados ao lixo e quais seriam os destinos corretos para este lixo. Ressaltar a importância que cada pessoa tem para que este problema possa ser amenizado. Alertar para a importância do processo de reciclagem do lixo, e como podemos realizar a reciclagem de forma simples e divertida. Enfatizar também como o problema do lixo pode afetar a saúde das pessoas, causando muitas doenças.


Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 80, 83 e 85 em sala de aula
-página 82, 86 e 88 em casa

domingo, 5 de junho de 2011

Índia é nomeada sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED, no dia 5 de junho de 2011.
O tema deste ano, “Florestas: a Natureza a seu Serviço“, ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.
A Índia é um país com cerca de 1,2 bilhão de pessoas e boa parte delas exerce forte pressão sobre as florestas. Isso ocorre principalmente nas áreas densamente povoadas, onde as pessoas cultivam nas margens das florestas e onde as áreas de pastagem contribuem para a desertificação.
Tendo em vista a grande demanda socioeconômica sobre as florestas, o governo indiano encontrou algumas soluções de como estabelecer um sistema de plantio de árvores para combater a degradação dos solos e a desertificação.
No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar o manejo florestal, a proteção de áreas verdes e mananciais.
Sobre a escolha da Índia como o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011, Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, explica: “Em aproximadamente 40 anos de história do WED, as cidades e comunidades da Índia encontraram-se entre as mais proativas, com um número incalculável de eventos a cada ano em todo o país “.
Esse fato é reiterado pela implementação do Fundo de Energia Limpa em seu orçamento nacional. Ele fornece subsídios para a tecnologia verde, base para o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece metas específicas sobre questões como a eficiência energética e o fortalecimento de um ecosistema sustentável.
A Índia está atualmente desenvolvendo um dos maiores projetos de energia verde no mundo, que vai gerar cerca de 20 mil megawatts a partir da energia solar e 3.000 megawatts a partir de usinas eólicas. A primeira fase do projeto de US$ 50 bilhões terá início no próximo ano.
Segundo o Dr. T. Chatterjee, Secretário de Meio Ambiente e Florestas da Índia “oferecer-se para sediar o WED é outra demonstração do seu forte comprometimento em trabalhar com a comunidade mundial para o desenvolvimento sustentável. A celebração marcará o início de uma série de eventos que levarão à realização da XI Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e inaugurará as comemorações da Década Internacional para a Biodiversidade”.
Duas das mais importantes cidades da Índia – Mumbai e Nova Deli – serão o palco para as comemorações deste ano. O objetivo é desenvolver uma série de atividades que inspirarão pessoas de todo o mundo a tomarem medidas em defesa do meio ambiente.

A comemoração do dia 5 de junho na Índia faz parte dos milhares de eventos que acontecerão ao redor do mundo. O WED 2011 irá enfatizar a maneira que as ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde o plantio de árvores a mutirões de limpeza e campanhas verdes nacionais.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ATENÇÃO PAIS DOS ALUNOS DO 6° ano matutino

Em reunião com a turma do 6° ano matutino, ficou decidido que faríamos algumas ações da turma para a arrecadação de verbas para as olimpíadas escolares de 2011 que terão início (abertura) no dia 02 de julho. Ficou então decidido com a turma que na quita-feira (02/06) todos os alunos deveriam trazer três reais (em moedas de preferência), para que pudéssemos montar o “pote do dinheiro”, que consiste em: dois potes de vidro, cheios de moedas e algumas notas, (devidamente lacrados e ninguém da sala sabe o valor existente dentro de cada pote, pois as moedas foram colocadas de forma aleatória pela professora), e que os alunos passarão duas semanas vendendo palpites (as pessoas devem tentar adivinhar o valor em dinheiro que existe dentro de cada pote), cada palpite tem o valor de um real e os alunos devem tentar vender o maior número de palpites possíveis. A pessoa que acertar o valor exato, ou que se aproximar mais do valor existente em cada pote leva o “pote do dinheiro”, em caso de empate será feito o sorteio com as pessoas empatadas.  Do valor em dinheiro arrecadado neste dia apenas uma parte foi usada para a confecção dos potes, o restante foi colocado no “cofrinho da turma”. Então no dia 02 de junho os alunos já iniciaram a venda dos palpites na hora do intervalo.
 Os alunos terão a hora do intervalo para vender os palpites na escola, e a coordenadora Christiane publicou em seu blog as fotos dos potes para que eles também possam vender os palpites em casa. Todo o dinheiro arrecadado será colocado no “cofrinho da turma” que ficará sob a guarda da coordenação.
Os potes ficarão lacrados até o dia da divulgação, onde será feita a contagem do dinheiro e a identificação dos ganhadores.
Mais esclarecimentos serão postados posteriormente e tendo qualquer dúvida podem entrar em contato.
Atenciosamente, Professora Daniele Moreira.

A TURMA DO 6º ANO MATUTINO QUER SABER:

QUAL É O VALOR QUE ESTÁ DENTRO DE CADA POTE?
VOCÊ CONSEGUE ADIVINHAR?


 

DÊ O SEU PALPITE

POR R$ 1,00 (cada)

Procure os alunos da turma e

arrisque conquistar esses potes.

O Objetivo desta ação é a arrecadação de fundos para as Olimpíadas.