terça-feira, 18 de outubro de 2011

Planejamento mensal da Disciplina (7° ano)



Título da unidade: Reino Animalia III e  Reino Animalia IV
(ATENÃO a turma do 7° ano matutino verá comigo a partir do reino animalia IV- Pág. 169)


Conteúdo:
- Artropode
            -Principais características do filo;
            - Classificação (insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes)
-Principais características morfológicas de cada grupo;
- Principais características fisiológicas de cada grupo;
            -Importância para o meio ambiente e para o homem:
            -Principais ameaças.

-Equinodermos
-Principais características do filo;
            -Importância para o meio ambiente e para o homem;
            -Principais ameaças.
                                    
- Vertebrados
- Classificação (peixes, anfíbios, répteis)
-Principais características morfológicas de cada grupo;
- Principais características fisiológicas de cada grupo;
            -Importância para o meio ambiente e para o homem:
            -Principais ameaças.




Objetivos: Introduzir a uma discussão sobre o Reino Animalia, seus filos e as diferentes espécies de animais incluídas em cada um deles. Ressaltando as características principais do filo animal, bem como a importância destes seres para o Planeta Terra.
Apresentar as diferenças existentes em cada filo, e as novas e “modernas” características que vão surgindo no processo de evolução das espécies na natureza. Compreender a importância de cada espécie animal para o bem estar e o equilíbrio do planeta, entendendo que o homem, como ser pertencente a este planeta deve respeitar e conviver com os animais dos mais diferentes filos, sempre respeitando seu espaço e habitat e que a melhor forma para que isto aconteça é o conhecimento detalhado de cada minúsculo ou gigantesco Ser pertencente a este planeta.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas, aulas práticas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
- Atividades práticas
- Prova
- Coleção de insetos (atividade em grupo, somente para o 7° vespertino)

Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 148, 152, 156, 161, 162, 174, 175, 176, 184  em sala de aula
-página 154, 155, 164, 165, 166,167, 181, 182, 183, 187, 191, 192, 193, 194 em casa

Haaaa essa é a famosa Charlot!
Linda!

domingo, 16 de outubro de 2011

Planejamento mensal da Disciplina (6° ano)

Título da unidade:  Vento ventania


Conteúdo:
- Propriedades do ar
            - Pressão atmosférica
            - Elasticidade e expansibilidade
- Composição do ar
-Tecnologia do ar
- A importância do ar
            - Atmosfera e condições para a vida
            - A influência do homem no ar
            - Efeitos da poluição na atmosfera
            - Ar contaminado
 

Objetivos:
Introduzir a uma discussão sobre as diferentes propriedades do ar e suas aplicabilidades no nosso dia-a-dia. Observando os princípios físicos por trás destas propriedades e as características que podem alterá-las.
Apresentar aos alunos os diferentes componentes do ar e a sua importância para os seres vivos e para o meio ambiente, ressaltando quais são as principais ameaças ao nosso ar e a importância de cuidarmos adequadamente dele, para que não fique poluído e gere assim diversos tipos de doenças e desequilíbrios irreversíveis ao meio ambiente.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), aulas práticas, atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Atividades propostas para entregar;
-Deveres de casa;
- Participação e relatório de atividades práticas;
-Prova mensal.
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 152, 155, 156, 157, 158, 159 e 163 em sala de aula
-página 161, 165, 166, 167, 172, 174, 175, 176, 178 e 180 em casa

Planejamento mensal da Disciplina (8° ano)

Título da unidade:
Relações humanas
No controle do corpo

Conteúdo:
- Tato
- Visão
- Audição
- Olfato e gustação

Objetivos:
Introduzir o aluno a uma discussão a respeito dos cinco sentidos do corpo humano, compreendendo a importância de cada sentido para a interação do nosso corpo com o ambiente que nos rodeia, como os sentidos nos transmite as informação do meio externo, e como estas informação são interpretadas e como as respostas são geradas pelo nosso organismo. Apresentar os sistemas de controle hormonal do corpo, as principais glândulas endócrinas, os principais hormônios produzidos por elas e como estes transmissores químicos atuam em nossas reações, ações e emoções.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, aulas com multimídia (data-show, vídeos), trabalho em grupo e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho em grupo: A feira dos sentidos- Cada grupo receberá um sentido e deverá criar um painel explicativo e uma maneira lúdica de demonstrar o funcionamento do sentido na prática – dia 14/10 será apresentado;
Atividades:
Exercícios da apostila:
-página 116, 118, 120, 121,134, 136 e 137 em sala de aula
-página 124, 126, 130, 131, 132 e 139 em casa