segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PERGUNTAR SEMPRE!
"Eu insistiria em que a origem do conhecimento
está na pergunta, ou nas perguntas, ou no ato
mesmo de perguntar; eu me atreveria a dizer que a
primeira linguagem foi uma pergunta, a primeira
palavra foi a um só tempo pergunta e resposta,
num ato simultâneo.


Freire e Faundez (1985, p. 48)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Planejamento quinzenal (23/02 a 09/03) – 8° ano EF


Título da unidade:
O corpo e os tecidos

Conteúdo:
* Os órgãos e os sistemas
* Os tecidos
* Célula, a unidade da vida
* Da célula ao organismo
* Os tecidos
* Tecido epitelial
* Tecido conjuntivo
* Tecido muscular
* Tecido nervoso

Objetivos:
* Ordenar os níveis de organização do corpo humano.
* Identificar a célula como unidade viva.
* Caracterizar as regiões da célula, suas estruturas funcionais e respectivas funções.
* Descrever o processo de formação de um indivíduo.
* Demonstrar a formação dos tecidos, indicando o processo de especialização celular.
* Caracterizar o tecido epitelial.
* Caracterizar os tecidos conjuntivos e respectivas especializações.
* Caracterizar os tecidos musculares.
* Identificar o tecido nervoso, evidenciando a especialização do neurônio.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Tarefas:
Atividades 1 a 3 (p. 15);

Atividades 4 (p. 15) e 1 a 3 (p. 18);

Atividades 5 a 6 (p. 15);

Atividades 7 e 8 (p. 15);

Atividades 9 (p. 16);

Atividades 10 a 13 (p. 16);

Atividades 14 e 15 (p. 16);

Atividades 16 a 19 (p. 16-17) e atividades da página 19.

Planejamento quinzenal (23/02 a 09/03) – 7° ano EF


Título da unidade:
O que é a vida, afinal?

Conteúdo:
* Conhecendo a célula
* Os tecidos
* Órgãos e sistemas
* Os seres vivos crescendo e se desenvolvendo
* A renovação do corpo
* Energia para o ser vivo: a respiração celular
* Como as plantas se alimentam
* Reagindo ao ambiente

Objetivos:
* Caracterizar a vida.
* Identificar a célula como unidade viva, bem como sua constituição.
* Definir tecidos.
* Relacionar tecidos com a formação dos órgãos e estes com a formação dos sistemas.
* Interpretar o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos.
* Caracterizar o processo de renovação celular e sua dependência com a da nutrição do indivíduo.
* Definir respiração celular e demonstrar sua importância na liberação de energia para a execução das diversas funções e atividades dos indivíduos.
* Caracterizar a fotossíntese e associá-la aos tipos de nutrição dos seres vivos.
* Identificar “irritabilidade” e demonstrar suas vantagens para os seres vivos.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Tarefas:

Atividades 1 a 4 (p. 14);

Atividades 1 a 8 (p. 16-17)

Atividades 10 a 13 (p. 15-16);

Atividades 14 e 15 (p. 14-16) e atividades 9 (p. 18);


Planejamento quinzenal (23/02 a 09/03) – 6° ano EF


Título da unidade:
O que a Ecologia estuda
A teia alimentar

Conteúdo:
* Alguns termos em Ecologia
* Cadeia alimentar
* Teia alimentar
* Os seres vivos respiram
* Perigo no ambiente

Objetivos:
* Definir conceitos básicos da Ecologia.
* Interpretar a terminologia aplicada, para identificar os vários níveis de organização do ecossistema.
* Discutir as diversas formas de alimentação dos seres vivos no ecossistema e a organização da cadeia alimentar (enfatizar o sentido da seta).
* Demonstrar a importância da fotossíntese como base da cadeia alimentar.
* Reconhecer a função ecológica dos vários seres componentes da teia alimentar.
* Caracterizar a respiração (buscar distingui-la da fotossíntese).
* Identificar substâncias que podem contaminar o ambiente e discutir as consequências de sua utilização.
* Discutir a deposição de material não degradável no ambiente.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Tarefas:
Atividades- ler o texto de abertura “O que a Ecologia estuda” (p. 4-5) e responder as perguntas da página 5;

Atividades 1 a 3 (p. 11) e 1 (p. 12)

Atividades 4 a 7 (p. 11);

Atividades 1 e 2 (p. 24);

Atividades 4 a 6 (p. 25)

Atividade 7 (p. 25)

Volta às aulas

Galerinha!

Vamos iniciar mais um ano letivo, e que este ano seja, novamente, de muitas trocas,  amizades, descobertas, diversão  e principalmente aprendizado.

Estou ansiosa para contar muitas histórias e aprender muito com as histórias contadas por vocês!

Dia 23 de fevereiro estarei aguardo por vocês.
Beijinhos,
Prof. Daniele