quarta-feira, 27 de junho de 2012

Conteúdos das avaliações 8° ano


Prova trimestral – 8° ano


 * A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório
 * A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório
* A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório



 * O caminho do sangue
* O coração impulsiona o sangue
* O ritmo do coração
* Os vasos sanguíneos
* A pressão arterial
* O sistema linfático
* Doenças do sistema cardiovascular


* Hemácias: o transporte de oxigênio
* Leucócitos: a defesa do corpo
* Plaquetas
* As defesas do corpo
* Os grupos sanguíneos
*A função do sistema urinário
* Os órgãos do sistema urinário
* O funcionamento do rim

Prova de recuperação – 8° ano

* A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório

 * A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório

* A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório
 * O caminho do sangue
* O coração impulsiona o sangue
* O ritmo do coração
* Os vasos sanguíneos
* A pressão arterial
* O sistema linfático
* Doenças do sistema cardiovascular

 * As funções do sangue
* De que é feito o sangue
* Hemácias: o transporte de oxigênio
* Leucócitos: a defesa do corpo
* Plaquetas
* As defesas do corpo
* Os grupos sanguíneos
*A função do sistema urinário
* Os órgãos do sistema urinário
* O funcionamento do rim


Conteúdos das avaliações 7° ano


Prova trimestral – 7° ano

 * Poríferos
* Cnidários
 * Platelmintos
* Nematoides
 * As minhocas
* Outros anelídeos
 * O corpo dos moluscos
* Classe de moluscos
 * Como são os artrópodes
* O corpo dos insetos
* O desenvolvimento dos insetos
* Os insetos e o ambiente
* A vida em sociedade
 * Crustáceos
* Aracnídeos
* Quilópodes e diplópodes

Prova de recuperação – 7° ano
* Poríferos
* Cnidários
 * Platelmintos
* Nematoides
 * As minhocas
* Outros anelídeos
 * O corpo dos moluscos
* Classe de moluscos
 * Como são os artrópodes
* O corpo dos insetos
* O desenvolvimento dos insetos
* Os insetos e o ambiente
* A vida em sociedade
* Nós e os insetos
 * Crustáceos
* Aracnídeos
* Quilópodes e diplópodes

Conteúdos das avaliações 6° ano

Prova trimestral – 6° ano
* Rochas magmáticas
* Rochas sedimentares
* Rochas metamórficas
*Como o solo se formou
* O que existe no solo
* Os tipos de solo
* Preparando o solo
* A erosão do solo
* As queimadas
* Os agrotóxicos
* O destino do lixo
* Consciência e ação!
* Minerais e minérios
* Metais ornamentais e pedras preciosas
* Combustíveis fósseis
* Recursos naturais renováveis e não renováveis
* As fontes renováveis de energia


Prova de recuperação – 6° ano
 * O solo
* Investigando o interior da Terra
* Os continentes em movimento
* A formação das cadeias de montanhas
* Os terremotos
* Os vulcões
 * Rochas magmáticas
* Rochas sedimentares
* Rochas metamórficas
* Os fósseis
 * Como o solo se formou
* O que existe no solo
* Os tipos de solo
* Preparando o solo
* A erosão do solo
* As queimadas
* Os agrotóxicos
 * Prevenção das doenças: cuidar do esgoto e do lixo
* Tétano
* Amebíase
* Toxoplasmose
* Ascaridíase
* Ancilostomíase
* Teníase e cisticercose
* O destino do lixo
* Consciência e ação!
* Minerais e minérios
* Metais ornamentais e pedras preciosas
* Combustíveis fósseis
* Recursos naturais renováveis e não renováveis
* As fontes renováveis de energia
* A energia nuclear

Planejamento 8° ano


Título da unidade: O sistema urinário
                                            A pele

Conteúdo:

* A função do sistema urinário

* Os órgãos do sistema urinário

* O funcionamento do rim

* A epiderme

* A derme e o tecido adiposo

* Pelos, unhas e glândulas

* Cuide bem da pele



Objetivos:

* Atribuir ao sistema urinário a grande importância de sua função.

* Reconhecer os órgãos do sistema urinário e suas respectivas funções.

* Caracterizar a fisiologia do sistema urinário.

* Descrever a epiderme e demonstrar suas funções.

* Identificar a derme e o tecido adiposo na formação da pele.

* Caracterizar anexos epidérmicos como: pelo, unha e glândulas.

* Reconhecer o suor como mecanismo de controle de temperatura.

* Identificar parasitas e fatores ambientais que podem danificar a pele.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.



Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Planejamento 7° ano


Título da unidade: Insetos: os artrópodes mais numerosos

                                          Mais artrópodes: crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes

Conteúdo:
 * Como são os artrópodes
* O corpo dos insetos
* O desenvolvimento dos insetos
* Os insetos e o ambiente
* A vida em sociedade
* Nós e os insetos
 * Crustáceos
* Aracnídeos
* Quilópodes e diplópodes

Objetivos:
 * Caracterizar os artrópodes, evidenciando a importância de seu exoesqueleto.
* Identificar a organização corporal dos insetos e sua fisiologia e especializações.
* Identificar a reprodução dos insetos e seu desenvolvimento.
* Reconhecer as várias funções ecológicas dos insetos em associações com outros seres vivos.
* Caracterizar a organização social dos insetos.
* Reconhecer a importância dos insetos para a espécie humana.
 * Caracterizar a anatomia e a fisiologia e o modo de vida dos crustáceos.
* Caracterizar a anatomia e a fisiologia dos aracnídeos.
* Reconhecer algumas espécies de aranhas capazes de causar danos à saúde.
* Caracterizar os quilópodes e diplópodes.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Planejamento 6° ano

Título da unidade: O lixo

                                 Nossos recursos naturais

 Conteúdo:
* O destino do lixo
* Consciência e ação!

* Minerais e minérios

* Metais ornamentais e pedras preciosas

* Combustíveis fósseis

* Recursos naturais renováveis e não renováveis

* As fontes renováveis de energia

* A energia nuclear

Objetivos:
* Identificar o lixo e apontar suas várias destinações.

* Discutir as responsabilidades pela produção e destinação do lixo, buscando melhor qualidade de vida.

* Reconhecer a existência do ar.

* Citar os componentes do ar.

* Ordenar as camadas da atmosfera.

* Caracterizar a formação de buracos na camada de ozônio, identificando suas causas e consequências.

* Relacionar a temperatura do planeta com a existência da vida.



Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.



Avaliação:
Participação nas atividades propostas.