quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Planejamento quinzenal - 8° ano

Título da unidade:

O esqueleto


Conteúdo:

* Por dentro do osso

* As articulações

* Uma visão geral do esqueleto

* Os ossos do crânio

* Os ossos do tronco

* Os membros superiores e inferiores

* Cuidados com os ossos e as articulações

* Problemas ósseos

 Objetivos:

* Reconhecer as estruturas internas dos ossos.

* Caracterizar as articulações.

* Descrever o esqueleto.

* Reconhecer os ossos do crânio.

* Reconhecer os ossos do tronco e sua influência nos movimentos.

* Descrever o aspecto esquelético dos membros superiores e inferiores.

* Demonstrar a necessidade de cuidados com os ossos e as articulações.

* Identificar os principais problemas nos ossos e falhas de postura.

* Reconhecer acidentes que atingem a saúde dos ossos.

Metodologia e Desenvolvimento:

Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;

Atividades extras:



Planejamento quinzenal - 7° ano

Título da unidade:

Peixes

Conteúdo:

* Peixes ósseos e peixes cartilaginosos

* O peixe por fora

* O peixe por dentro

* A temperatura do corpo

* A reprodução dos peixes

* Nós e os peixes

 Objetivos:

* Caracterizar os peixes segundo a constituição do esqueleto.

* Reconhecer a anatomia externa dos peixes.

* Identificar a organização interna do corpo dos peixes, suas funções vitais e adaptações.

* Conceituar pecilotermia e homeotermia.

* Identificar a forma de reprodução e desenvolvimento dos peixes.

* Reconhecer a importância nutritiva dos peixes.

 Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;


Questões extras:

Responda:
1. Que características permitem aos peixes uma vida exclusivamente aquática?
2. Como é a respiração da maioria dos peixes?

3. O que é a linha lateral?

4. Cite 3 diferenças entre peixes ósseos e peixes cartilaginosos.

5. Cite 5 exemplos de peixes ósseos.

6. Cite 2 exemplos de peixes cartilaginosos.

Planejamento quinzenal - 6° ano

Título da unidade:

A atmosfera

Conteúdo:

* Você não o vê, mas ele existe

* De que é feito o ar

* As camadas da atmosfera

* A destruição da camada do ozônio

* A atmosfera e a temperatura do planeta



Objetivos:

* Reconhecer a existência do ar.

* Citar os componentes do ar.

* Ordenar as camadas da atmosfera.

* Caracterizar a formação de buracos na camada de ozônio, identificando suas causas e consequências.

* Relacionar a temperatura do planeta com a existência da vida.


Metodologia e Desenvolvimento:

Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
Atividade extra para fazer em casa!
Com um simples experimento sistematizado, pode-se perceber o ar atmosférico, que mesmo invisível é fundamental para a manutenção da vida.
Os materiais necessários são:
- 1 balde pequeno;
- 1 copo de plástico;
- algodão.
Antes de fazer o experimento responda:
O que é o ar?
Como vocês o percebem?
Do que o ar é composto?
Como você, utilizando os materiais sugeridos, poderia comprovar a existência do ar?

Olá galerinha!!!! Acabou a moleza...
Vamos voltar para mais uma etapa do nosso ano letivo. Prontos para mais um monte de descobertas?!?!