segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Planejamento 8° ano



Título da unidade:
O sistema nervoso
O sistema endócrino: hormônio

Conteúdo:
* A comunicação entre os neurônios
* A organização do sistema nervoso
* O encéfalo
* A medula espinhal
* O sistema nervoso periférico
* O sistema nervoso autônomo
* Os atos reflexos
* Problemas no sistema nervoso
* As glândulas
* Hipófise
* Glândula tireoidea (tireoide)
* Glândulas paratireoideas
* Suprarrenais
* Pâncreas

 
Objetivos:
* Compreender a dinâmica do estímulo nervoso, a importância da sinapse e dos
neurotransmissores.
* Descrever a organização do sistema nervoso.
* Reconhecer a anatomia e funções das regiões do encéfalo.
* Identificar a medula espinhal.
* Caracterizar o sistema nervoso periférico.
* Compreender a fisiologia do sistema nervoso autônomo.
* Reconhecer as reações dos atos reflexos.
* Identificar possíveis causas e danos ao sistema nervoso.
* Conceituar glândulas e hormônios.
* Reconhecer a importância da hipófise no desenvolvimento e na fisiologia
do organismo.
* Identificar as várias interferências da glândula tireoide e suas disfunções na
fisiologia humana.
* Caracterizar as glândulas paratireoideas.
* Reconhecer o controle exercido pelas glândulas suprarrenais no metabolismo
do organismo humano.
* Identificar as secreções do pâncreas e suas respectivas funções.
 
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho trimestral – Vídeo modelo documentário sobre os sentidos – Apresentação 12/09/12 – Chance para reapresentar o trabalho melhorado 26/09/12.

- Avaliação mensal – Com consulta a um resumo de meia folha – 25/10/12
     Conteúdo: Pág. 4 a 30
·      Sistema nervoso
§  Sistema nervoso central
§  Sistema nervoso periférico
§  Sistema nervoso autônomo
·      Sistema endócrino

 

Planejamento 7° ano



 
Título da unidade:
Aves
Mamíferos

Conteúdo:

* Controlando a temperatura do corpo
* Penas, asas e esqueleto
* Como as aves se alimentam
* A respiração das aves
* Circulação e excreção
* Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
* A reprodução
* As ordens de aves
* Nós e as aves
* A evolução das aves
* A pele dos mamíferos
* Nutrição
* Respiração
* Circulação e excreção
* Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
* Reprodução
* As ordens de mamíferos
* A evolução dos mamíferos

Objetivos:
* Caracterizar as aves como animais homeotérmicos.
* Caracterizar a anatomia externa das aves observando-se suas adaptações ao meio ambiente.
* Identificar o modo de vida das aves e variações anatômicas adaptadas ao tipo de alimentação.
* Identificar o tipo de respiração e órgãos especiais ligados a essa função.
* Caracterizar a circulação e a excreção das aves, indicando as adaptações relacionadas a essas funções.
* Descrever o sistema nervoso e os órgãos de sentido das aves.
* Caracterizar a reprodução das aves incluindo rituais de corte e cuidado com a prole.
* Classificar as aves.
* Identificar a importância das aves para a espécie humana.
* Resumir a biodiversidade do grupo das aves no Brasil.
* Reconhecer a origem evolutiva das aves.
* Caracterizar a pele dos mamíferos, distinguindo as várias estruturas adaptativas.
* Descrever a anatomia e a fisiologia da digestão dos mamíferos.
* Identificar a respiração, o aparelho respiratório e as adaptações típicas dos mamíferos.
* Caracterizar a circulação e a excreção dos mamíferos.
* Reconhecer o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos dos mamíferos.
* Caracterizar a reprodução dos mamíferos.
* Reconhecer a classificação do grupo dos mamíferos e respectivos critérios.
* Descrever o processo de evolução dos mamíferos.
 
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho trimestral – Elaboração de uma apresentação sobre uma espécie de ave – Apresentação 19/09/12 – Chance para reapresentar o trabalho melhorado 25/09/12.

- Avaliação mensal – Com consulta a um resumo de meia folha – 24/10/12
            Conteúdo: Pág. 4 a 30
·         Aves – Características gerais e representantes
·         Mamíferos   - Características gerais, classificação e representantes
 

 

 

 

Planejamento 6° ano




 
Título da unidade:

Aproveitando a pressão da água
 O ambiente terrestre


Conteúdo:

* A altura da água em vasos comunicantes
* As máquinas hidráulicas
* A água como fonte de energia
* Comunidades e ecossistemas
* A influência do Sol no clima
* Tundra
* Taiga
* Florestas temperadas
* Florestas tropicais
* Manguezais
* Campos e cerrados
* Desertos
* Caatinga
* Mata dos Cocais
* Pantanal

Objetivos:
* A altura da água em vasos comunicantes
* As máquinas hidráulicas
* A água como fonte de energia
* Reconhecer os conceitos ecológicos: comunidades e ecossistemas.
* Identificar as influências do Sol na determinação do clima de uma região.
* Caracterizar os diversos biomas terrestres em seus aspectos bióticos e abióticos.
* Citar as principais adaptações apresentadas pelos seres vivos aos fatores abióticos da região em que vivem.
* Discutir as alterações ambientais provocadas pelo homem e possíveis soluções para a preservação dos diversos ecossistemas

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho trimestral – Maquete da casa ecológica – Apresentação 23/10/12

- Avaliação mensal – Com consulta a um resumo de meia folha – 30/10/12
            Conteúdo: Pág. 14 a 39
*Qualidade da água
                        * A água dissolve substâncias
                        * A água potável
                        * Estações de tratamento de água
                        * Estações de tratamento de esgoto
            * A água e a nossa saúde
                        * Doenças relacionadas à água
                        * A poluição da água
            * Aproveitando a pressão da água
                        *O que é pressão?
                        * Vasos comunicantes
                        * Máquinas hidráulicas
                        * Água como fonte de energia