quarta-feira, 27 de junho de 2012

Planejamento 7° ano


Título da unidade: Insetos: os artrópodes mais numerosos

                                          Mais artrópodes: crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes

Conteúdo:
 * Como são os artrópodes
* O corpo dos insetos
* O desenvolvimento dos insetos
* Os insetos e o ambiente
* A vida em sociedade
* Nós e os insetos
 * Crustáceos
* Aracnídeos
* Quilópodes e diplópodes

Objetivos:
 * Caracterizar os artrópodes, evidenciando a importância de seu exoesqueleto.
* Identificar a organização corporal dos insetos e sua fisiologia e especializações.
* Identificar a reprodução dos insetos e seu desenvolvimento.
* Reconhecer as várias funções ecológicas dos insetos em associações com outros seres vivos.
* Caracterizar a organização social dos insetos.
* Reconhecer a importância dos insetos para a espécie humana.
 * Caracterizar a anatomia e a fisiologia e o modo de vida dos crustáceos.
* Caracterizar a anatomia e a fisiologia dos aracnídeos.
* Reconhecer algumas espécies de aranhas capazes de causar danos à saúde.
* Caracterizar os quilópodes e diplópodes.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário