segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Planejamento 8° ano


Título da unidade:

Os sentidos


Conteúdo:
* Órgãos dos sentidos e sistema nervoso: trabalho integrado
* A visão
* Problemas da visão
* A audição
* O equilíbrio do corpo
* Problemas de audição
* O olfato
* Gustação
* A sensibilidade da pele

Objetivos:
* Reconhecer os órgãos do sentido, demonstrando sua importância na percepção do ambiente.
* Identificar a constituição do olho e as diversas funções necessárias à formação de imagens.
* Identificar alterações anatômicas que prejudicam a capacidade de enxergar.
* Reconhecer a constituição do ouvido e sua importância não somente na identificação de sons, como também no equilíbrio do corpo.
* Identificar fatores infecciosos e ambientais que possam afetar a saúde  do ouvido.
* Caracterizar a olfação.
* Caracterizar a gustação.
* Reconhecer os diversos estímulos táteis e seus mecanismos de recepção.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;

-Trabalho: A feira dos sentidos – Cada grupo ficou responsável por criar um vídeo apresentando um determinado sentido.

Dica: Os estereogramas surgiram na década de 80. Eles são uma técnica de ilusão de óptica, que reparte uma imagem em duas imagens bidimensionais, estas duas imagens são misturadas com um fundo que serve para nos confundir, com esta técnica é possível enxergar imagens em três dimensões.

Para conseguir visualizar um estereograva você tem que tentar cruzar as imagens. É como se você focasse em duas imagens e seu olho a transformasse em uma. Coloque um dedo na sua frente e desfoque até que você enxergue dois. Com o estereograma é o inverso, você pega as duas imagens e transforma em uma. Observe abaixo e veja a formiga em 3D!


Nenhum comentário:

Postar um comentário