segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Planejamento 6° ano




 
Título da unidade:

Aproveitando a pressão da água
 O ambiente terrestre


Conteúdo:

* A altura da água em vasos comunicantes
* As máquinas hidráulicas
* A água como fonte de energia
* Comunidades e ecossistemas
* A influência do Sol no clima
* Tundra
* Taiga
* Florestas temperadas
* Florestas tropicais
* Manguezais
* Campos e cerrados
* Desertos
* Caatinga
* Mata dos Cocais
* Pantanal

Objetivos:
* A altura da água em vasos comunicantes
* As máquinas hidráulicas
* A água como fonte de energia
* Reconhecer os conceitos ecológicos: comunidades e ecossistemas.
* Identificar as influências do Sol na determinação do clima de uma região.
* Caracterizar os diversos biomas terrestres em seus aspectos bióticos e abióticos.
* Citar as principais adaptações apresentadas pelos seres vivos aos fatores abióticos da região em que vivem.
* Discutir as alterações ambientais provocadas pelo homem e possíveis soluções para a preservação dos diversos ecossistemas

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho trimestral – Maquete da casa ecológica – Apresentação 23/10/12

- Avaliação mensal – Com consulta a um resumo de meia folha – 30/10/12
            Conteúdo: Pág. 14 a 39
*Qualidade da água
                        * A água dissolve substâncias
                        * A água potável
                        * Estações de tratamento de água
                        * Estações de tratamento de esgoto
            * A água e a nossa saúde
                        * Doenças relacionadas à água
                        * A poluição da água
            * Aproveitando a pressão da água
                        *O que é pressão?
                        * Vasos comunicantes
                        * Máquinas hidráulicas
                        * Água como fonte de energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário