Título da unidade:
Aproveitando a pressão da água |
Conteúdo:
*
A altura da água em vasos comunicantes
*
As máquinas hidráulicas * A água como fonte de energia
* Comunidades e ecossistemas
* A influência do Sol no clima
* Tundra
* Taiga
* Florestas temperadas
* Florestas tropicais
* Manguezais
* Campos e cerrados
* Desertos
* Caatinga
* Mata dos Cocais
* Pantanal
Objetivos:
* A altura da água em vasos comunicantes
* As máquinas hidráulicas
* A água como fonte de energia
* Reconhecer os conceitos ecológicos: comunidades e ecossistemas.
* Identificar as influências do Sol na determinação do clima de uma região.
* Caracterizar os diversos biomas terrestres em seus aspectos bióticos e abióticos.
* Citar as principais adaptações apresentadas pelos seres vivos aos fatores abióticos da região em que vivem.
* Discutir as alterações ambientais provocadas pelo homem e possíveis soluções para a preservação dos diversos ecossistemas
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
-Participação nas atividades propostas;
-Trabalho trimestral – Maquete da casa ecológica – Apresentação 23/10/12
- Avaliação mensal – Com consulta a um resumo de meia folha – 30/10/12
Conteúdo: Pág. 14 a 39
*Qualidade da água
* A água dissolve substâncias
* A água potável
* Estações de tratamento de água
* Estações de tratamento de esgoto
* A água e a nossa saúde
* Doenças relacionadas à água
* A poluição da água
* Aproveitando a pressão da água
*O que é pressão?
* Vasos comunicantes
* Máquinas hidráulicas
* Água como fonte de energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário