terça-feira, 3 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Planejamento quinzenal (24/03 a 08/04) –7° ano EF
Título da unidade:
Classificando os seres vivosConteúdo:
*Que critério usar para organizar os seres vivos?* O trabalho de Lineu
* Os arquivos da vida
* Os reinos dos seres vivos
Objetivos:
* Definir “critério” e taxonomia.
* Caracterizar os estudos de Lineu.* Definir “critério” e taxonomia.
* Relatar a classificação dos seres vivos, demonstrando os critérios nela utilizados.
* Citar os reinos atuais e demonstrar os critérios utilizados para essa classificação.
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Trabalho prático
Atividades e Tarefas:
Atividade prática página 45Atividades 01 a 07 (p. 42-43)
Atividades 01 a 07 (p. 43-44);
Planejamento quinzenal (24/03 a 08/04) – 8° ano EF
Título da unidade:
O sistema digestório
Conteúdo:
* A transformação dos alimentos
* As glândulas salivares
* Os dentes
* Da boca para o estômago
* O estômago
* O intestino delgado
* O fígado
* O intestino grosso
* Problemas no intestino
* Detalhar a função dos dentes na digestão, assim como o desenvolvimento das dentições e a importância da saúde bucal.
* Descrever o percurso do alimento desde a boca até o estômago.
* Descrever a digestão física e química do estômago.
* Identificar a digestão química do intestino e a importância deste último no processo de absorção dos nutrientes.
* Caracterizar o fígado e suas principais funções.
* Descrever o intestino grosso e demonstrar sua atividade no final do processo de digestão.
* Discutir os problemas mais comuns no funcionamento do intestino.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Prova 04/03 (conteúdo trabalhado até a página 19)
Trabalho prático
Início projeto - Vida saudável -
Atividades 1 a 14 (p. 46-47)
Atividades 01 a 05 (p. 47-48);
Atividades “Mexa-se” e “De olho no texto” (pág. 49)
O sistema digestório
Conteúdo:
* A transformação dos alimentos
* As glândulas salivares
* Os dentes
* Da boca para o estômago
* O estômago
* O intestino delgado
* O fígado
* O intestino grosso
* Problemas no intestino
Objetivos:
* Caracterizar a importância do sistema digestório.
* Identificar o papel das glândulas salivares no processo de digestão.* Caracterizar a importância do sistema digestório.
* Detalhar a função dos dentes na digestão, assim como o desenvolvimento das dentições e a importância da saúde bucal.
* Descrever o percurso do alimento desde a boca até o estômago.
* Descrever a digestão física e química do estômago.
* Identificar a digestão química do intestino e a importância deste último no processo de absorção dos nutrientes.
* Caracterizar o fígado e suas principais funções.
* Descrever o intestino grosso e demonstrar sua atividade no final do processo de digestão.
* Discutir os problemas mais comuns no funcionamento do intestino.
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Prova 04/03 (conteúdo trabalhado até a página 19)
Trabalho prático
Início projeto - Vida saudável -
Atividades e Tarefas:
Atividade prática página 45Atividades 1 a 14 (p. 46-47)
Atividades 01 a 05 (p. 47-48);
Atividades “Mexa-se” e “De olho no texto” (pág. 49)
Planejamento quinzenal (09/03 a 04/04) – 6° ano EF
Título da unidade: Relação entre os seres vivos
Conteúdo:
* Sociedades
* Mutualismo
* Comensalismo
* Predatismo
* Parasitismo
* Competição
* Reconhecer a variedade dos seres vivos; discutir a importância de se prevenir a extinção das espécies.
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Atividades e Tarefas: Atividades 1 a 5 (p. 35);
Atividades 6 a 10 (p. 36-37)
Atividades 01 a 06 (p. 32-33-34);
Atividades prática: construção de um terrário (p. 39)- em grupos
Conteúdo:
* Sociedades
* Mutualismo
* Comensalismo
* Predatismo
* Parasitismo
* Competição
Objetivos:
* Conceituar e classificar as diversas relações entre os seres vivos.
* Interpretar cada relação e seus respectivos papéis no ecossistema.* Conceituar e classificar as diversas relações entre os seres vivos.
* Reconhecer a variedade dos seres vivos; discutir a importância de se prevenir a extinção das espécies.
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Prova 03/04- conteúdo até a pág. 27
Participação nas atividades propostas.
Prova 03/04- conteúdo até a pág. 27
Atividades 6 a 10 (p. 36-37)
Atividades 01 a 06 (p. 32-33-34);
Atividades prática: construção de um terrário (p. 39)- em grupos
Planejamento quinzenal (09/03 a 24/03) – 7° ano EF
Título da unidade:
Conteúdo:
Objetivos:
* Caracterizar a reprodução assexuada e demonstrar que ela pode ocorrer de forma natural ou artificial.
Metodologia e Desenvolvimento:
Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Conteúdo:
* A reprodução assexuada
* A reprodução sexuada
* Por que os filhos são parecidos com os pais
* Os seres vivos evoluem
* A origem da vida
* Como tudo começou
* Caracterizar a reprodução assexuada e demonstrar que ela pode ocorrer de forma natural ou artificial.
* Caracterizar a reprodução sexuada enfatizando sua maior complexidade.
* Reconhecer a capacidade de transmitir caracteres durante a reprodução, fazendo distinção entre como isso ocorre durante as reproduções assexuada e sexuada.
* Evidenciar a evolução dos seres vivos, identificando os princípios básicos do “evolucionismo”.
* Relatar as teorias da geração espontânea, ou abiogênese e biogênese.
* Descrever a hipótese de Oparin e Haldane.
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Atividades e Tarefas:
Atividades 1 a 5 (p. 30);
Atividades 6 a 11 (p. 31)
Atividades 01 a 11 (p. 32-33-34);
Atividades de olho nos quadrinhos e de olho no texto (p. 35)
Assinar:
Postagens (Atom)