segunda-feira, 2 de abril de 2012

Planejamento quinzenal (24/03 a 08/04) –7° ano EF

Título da unidade:
Classificando os seres vivos

Conteúdo:
*Que critério usar para organizar os seres vivos?
* O trabalho de Lineu
* Os arquivos da vida
* Os reinos dos seres vivos

Objetivos:
* Definir “critério” e taxonomia.
* Caracterizar os estudos de Lineu.
* Relatar a classificação dos seres vivos, demonstrando os critérios nela utilizados.
* Citar os reinos atuais e demonstrar os critérios utilizados para essa classificação.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.


Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Prova 04/03 (conteúdo trabalhado até a página 35)
Trabalho prático

Atividades e Tarefas:
Atividade prática página 45
Atividades 01 a 07 (p. 42-43)
Atividades 01 a 07 (p. 43-44);

Planejamento quinzenal (24/03 a 08/04) – 8° ano EF

Título da unidade:
O sistema digestório

Conteúdo:
* A transformação dos alimentos
* As glândulas salivares
* Os dentes
* Da boca para o estômago
* O estômago
* O intestino delgado
* O fígado
* O intestino grosso
* Problemas no intestino

Objetivos:
* Caracterizar a importância do sistema digestório.
* Identificar o papel das glândulas salivares no processo de digestão.
* Detalhar a função dos dentes na digestão, assim como o desenvolvimento das dentições e a importância da saúde bucal.
* Descrever o percurso do alimento desde a boca até o estômago.
* Descrever a digestão física e química do estômago.
* Identificar a digestão química do intestino e a importância deste último no processo de absorção dos nutrientes.
* Caracterizar o fígado e suas principais funções.
* Descrever o intestino grosso e demonstrar sua atividade no final do processo de digestão.
* Discutir os problemas mais comuns no funcionamento do intestino.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Prova 04/03 (conteúdo trabalhado até a página 19)
Trabalho prático
Início projeto - Vida saudável -

Atividades e Tarefas:
Atividade prática página 45
Atividades 1 a 14 (p. 46-47)
Atividades 01 a 05 (p. 47-48);
Atividades “Mexa-se” e “De olho no texto” (pág. 49)

Planejamento quinzenal (09/03 a 04/04) – 6° ano EF

Título da unidade: Relação entre os seres vivos

Conteúdo:
* Sociedades
* Mutualismo
* Comensalismo
* Predatismo
* Parasitismo
* Competição

Objetivos:
* Conceituar e classificar as diversas relações entre os seres vivos.
* Interpretar cada relação e seus respectivos papéis no ecossistema.
* Reconhecer a variedade dos seres vivos; discutir a importância de se prevenir a extinção das espécies.

 Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Prova 03/04- conteúdo até a pág. 27

 Atividades e Tarefas:
Atividades 1 a 5 (p. 35);
Atividades 6 a 10 (p. 36-37)
Atividades 01 a 06 (p. 32-33-34);
Atividades prática: construção de um terrário (p. 39)- em grupos

Planejamento quinzenal (09/03 a 24/03) – 7° ano EF

Título da unidade:

Os seres vivos se reproduzem... e evoluem


Conteúdo:

* A reprodução assexuada

* A reprodução sexuada

* Por que os filhos são parecidos com os pais

* Os seres vivos evoluem

* A origem da vida

* Como tudo começou


Objetivos:
* Caracterizar a reprodução assexuada e demonstrar que ela pode ocorrer de forma natural ou artificial.

* Caracterizar a reprodução sexuada enfatizando sua maior complexidade.

* Reconhecer a capacidade de transmitir caracteres durante a reprodução, fazendo distinção entre como isso ocorre durante as reproduções assexuada e sexuada.

* Evidenciar a evolução dos seres vivos, identificando os princípios básicos do “evolucionismo”.

* Relatar as teorias da geração espontânea, ou abiogênese e biogênese.

* Descrever a hipótese de Oparin e Haldane.


Metodologia e Desenvolvimento:

Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.



Atividades e Tarefas:

Atividades 1 a 5 (p. 30);

Atividades 6 a 11 (p. 31)

Atividades 01 a 11 (p. 32-33-34);

Atividades de olho nos quadrinhos e de olho no texto (p. 35)