sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Planejamento quinzenal (23/02 a 09/03) – 6° ano EF


Título da unidade:
O que a Ecologia estuda
A teia alimentar

Conteúdo:
* Alguns termos em Ecologia
* Cadeia alimentar
* Teia alimentar
* Os seres vivos respiram
* Perigo no ambiente

Objetivos:
* Definir conceitos básicos da Ecologia.
* Interpretar a terminologia aplicada, para identificar os vários níveis de organização do ecossistema.
* Discutir as diversas formas de alimentação dos seres vivos no ecossistema e a organização da cadeia alimentar (enfatizar o sentido da seta).
* Demonstrar a importância da fotossíntese como base da cadeia alimentar.
* Reconhecer a função ecológica dos vários seres componentes da teia alimentar.
* Caracterizar a respiração (buscar distingui-la da fotossíntese).
* Identificar substâncias que podem contaminar o ambiente e discutir as consequências de sua utilização.
* Discutir a deposição de material não degradável no ambiente.

Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.

Tarefas:
Atividades- ler o texto de abertura “O que a Ecologia estuda” (p. 4-5) e responder as perguntas da página 5;

Atividades 1 a 3 (p. 11) e 1 (p. 12)

Atividades 4 a 7 (p. 11);

Atividades 1 e 2 (p. 24);

Atividades 4 a 6 (p. 25)

Atividade 7 (p. 25)

2 comentários: