segunda-feira, 7 de maio de 2012

Planejamento - 8° ano


Título da unidade: Alimentação equilibrada

 Conteúdo:
* Cereais, tubérculos e raízes
* Verduras e legumes
* Frutas
* Leite e seus derivados
* Carne, ovos e vegetais ricos em proteínas
* Produtos ricos em gordura e açúcares
* Os perigos das bebidas alcoólicas
* Obesidade: o que é
* Anorexia nervosa e bulimia
* O perigo do alimento contaminado
* Desnutrição

 Objetivos:
* Identificar os vários grupos de alimentos, sua composição, dosagens e indicações, para uma alimentação saudável e equilibrada.
* Identificar e alertar para o consumo de alimentos excessivamente calóricos, como gorduras e açúcares, na manutenção da saúde.
* Descrever os danos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, na saúde do indivíduo.
* Conceituar obesidade e suas implicações na saúde; reconhecer possíveis soluções para esse mal.
* Identificar anorexia nervosa e bulimia.
* Reconhecer os possíveis males causados pela contaminação dos alimentos.
* Identificar causas e consequências da desnutrição.


Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.


Avaliação:
Participação nas atividades propostas.







Princípios de uma boa alimentação
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.
2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.

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