segunda-feira, 28 de maio de 2012

Planejamento - 8° ano

Título da unidade: O sistema respiratório

Conteúdo:
 * A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e laringe
* Traqueia, brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões e a entrada e a saída de ar
* O controle da respiração
* Infecções no sistema respiratório
* Fumo e saúde
* A poluição do ar e o sistema respiratório

Objetivos:
* Identificar a respiração celular como processo de liberação de energia.
* Caracterizar a importância da inspiração feita pelo nariz.
* Descrever a faringe e a laringe, evidenciando a laringe como órgão fonador.
* Descrever o trajeto do ar pela traqueia, brônquios e bronquíolos até os alvéolos pulmonares.
* Caracterizar os pulmões, demonstrando sua função.
* Demonstrar o movimento do diafragma, das costelas e dos músculos torácicos, nos movimentos de inspiração e expiração.
* Identificar o controle nervoso sobre a respiração.
* Discutir as possíveis infecções do sistema respiratório.
* Relacionar o consumo de fumo à saúde dos pulmões.
* Identificar causas e consequências da poluição do ar no aparelho respiratório.

Metodologia e Desenvolvimento:

Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.

Avaliação:
Participação nas atividades propostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário