Conteúdo: * A respiração libera energia do alimento
* O nariz
* Faringe e
laringe
* Traqueia,
brônquios e bronquíolos
* Pulmões
* Os pulmões
e a entrada e a saída de ar
* O controle
da respiração
* Infecções
no sistema respiratório
* Fumo e
saúde
* A poluição
do ar e o sistema respiratório
|
Objetivos:
* Identificar a respiração celular como processo de liberação de
energia.
* Caracterizar a importância da inspiração feita pelo nariz.
* Descrever a faringe e a laringe, evidenciando a laringe como
órgão fonador.
* Descrever o trajeto do ar pela traqueia, brônquios e
bronquíolos até os alvéolos pulmonares.
* Caracterizar os pulmões, demonstrando sua função.
* Demonstrar o movimento do diafragma, das costelas e dos
músculos torácicos, nos movimentos de inspiração e expiração.
* Identificar o controle nervoso sobre a respiração.
* Discutir as possíveis infecções do sistema respiratório.
* Relacionar o consumo de fumo à saúde dos pulmões.
* Identificar causas e consequências da poluição do ar no
aparelho respiratório.
|
Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas, discussão, atividades em grupo, produções de texto, leitura de artigos, aulas com multimídia (data-show, vídeos), atividades lúdicas e exercícios.
Avaliação:
Participação nas atividades propostas.
Participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário