quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GALERINHA! SE LIGA NA DICA...

Dica de como fazer um bom relatório prático!
A introdução é o último dos elementos textuais do trabalho a ser completado, porque precisa oferecer ao leitor um panorama geral a respeito do que ele encontrará no restante do trabalho. Não esqueça de escrever a respeito da relevância e delimitação do seu tema, deixar claro o que você pretende demonstrar, a justificativa (a razão pela qual a pesquisa foi realizada) e o que outros autores relevantes já escreveram a respeito – a famosa revisão bibliográfica. É normal a introdução ocupar entre 10 e 15% do total do seu texto.
Ou
 A introdução é a descrição de toda a teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese dos vários livros e artigos consultados. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer no último parágrafo da introdução.
Já na conclusão, além do óbvio, você pode incluir uma apresentação das principais dificuldades encontradas, sugerir perspectivas de continuidade ou aprofundamento do trabalho, mencionar possíveis fontes de erro e como lidar com elas, e apresentar sugestões sobre como corrigir os problemas ou falhas em experimentos, para o caso de outro pesquisador querer repeti-los ou mesmo ampliá-los.
Quem quiser ver como fazer por completo um relatório prático (claro que este modelo é a nível universitário,  o nosso é só uma prévia desse) fica a dica de consultar o site: http://www.feb.br/cursos_engal/RELATORIOMODELO.pdf
Então vocês já sabem, quem escolher fazer uma faculdade de química, física, biologia, etc. vai fazer MUITOS relatórios.... “KKKKKKKK”
Beijinhos a todos e tenha uma bom finzinho de semana!

Um comentário:

  1. Obrigado professora Dani pelas informações....

    Bjs Marina 7º ano Matutino.

    ResponderExcluir